22 agosto, 2012

Pontos Turisticos de Pernambuco

Olá manguitas 
hoje trouxe para vocês conhecerem alguns pontos turisticos de PE
caso queiram vizitar algum dia o meu estado lindooo :)


então cliquem em leia mais e confiram.


Pra começar vou falar, tenho que falar do Arquipélago de Fernando de Noronha. 
O arquipélago de Fernando de Noronha é dividido em Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental. Cada área protege o meio ambiente para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana racional.  

Como chegar: O primeiro passo é chegar até Recife, capital de Pernambuco ou Natal, capital do Rio Grande do Norte. Existem vôos diários partindo das principais capitais do país para esses locais.

Partindo de Recife Existem vôos diários pela companhia Trip, com a aeronave Jato Embraer 190, e pela companhia Gol, aeronave Boeing 737-500. A duração do percurso é em média, 00h58min. pela Trip, e 01h13min. pela companhia aérea Gol.
Partindo de Natal - Existem vôos diários pela  Trip, aeronave ATR-72, com destino a Natal. A duração do trecho de Natal para Noronha, é em média, 01h:20min. pela Trip.
O nome do arquipélago vem de Fernan de Loronha, português que o recebeu como capitania hereditária em 1504. Em épocas distintas, foi ocupada por franceses e holandeses. Para impedir o retorno de invasores, os portugueses construiram dez fortes nos principais pontos de possível desembarque. Foi nessa época que se começou a usar a ilha como presídio, prátia adotada até algumas décadas atrás. Administrativamente, hoje faz parte do Estado de Pernambuco. Anteriormente, como território, foi subordinado às Forças Armadas. 

Relógio de Flores
Garanhuns é bem mais do que a terra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A "Cidade das Flores", como ficou conhecida nacionalmente, tem muito mais a mostrar aos turistas de todo o Estado e do País. Suas belezas, resultado de uma natureza impecável, a colocam como uma das mais bonitas cidades do interior, sem contar o clima de temperatura sempre agradável.

Andar pelas ruas de Garanhuns, sempre limpas e bem arborizadas, com os canteiros centrais e as praças impecáveis, é descobrir a cada instante uma paisagem que merece ser registrada. Os parques Ruber Van Der Linder e Euclides Dourado, a Fonte Luminosa da Praça Souto Filho, o Cristo do Magano, a Praça Tavares Correia com o Relógio de Flores, e o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, são algumas delas.

Cidade de comércio forte, com lojas de departamento que impressionam pela estrutura e diversidade dos produtos oferecidos. Pólo educacional, com colégios de tradição, faculdades e universidades que ajudam na formação profissional dos estudantes de todo o Agreste Meridional. Hospitais de qualidade que representam um dos principais pólos médicos do interior.

Garanhuns do Natal dos Sonhos, do tradicional Festival de Inverno (FIG), evento que atrai a cada ano um número crescente de turistas, sempre ávidos a prestigiar o melhor da música regional e os grandes nomes da MPB. Enfim, Garanhuns é uma cidade anfitriã, de braços abertos para receber cada visitante, que dificilmente deixará de ser seduzido por sua rara beleza.
 
As Praias, o que falar das nossas praias, são as melhores praias do Brasil sem dúvida alguma. vou mostrar algumas pra vocês.

Praia dos Carneiros: Esta praia fica antes da badalada Tamandaré, mas ao contrário desta, é quase deserta, perfeita para quem quer paz e sossego.Carneiros agora faz parte do complexo hoteleiro Costa dourada, logo, vários hotéis irão se instalar lá. O que mais chama a atenção são suas águas calmas e límpidas. Um verdadeiro convite à preguiça. Aproveite!!! A Praia dos Carneiros é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Carneiros ainda é selvagem e encantadora. Com águas calmas e quentes praticamente durante todo o ano, a Praia está a cinco quilômetros da Cidade de tamandaré e a 120 km do Recife no estado de Pernambuco. Tem como principal atração a centenária Igreja de São Benedito. O mar calmo favorece a prática de esportes nauticos. Tem como peculiaridade o fato de ainda hoje estar intocada, graças à consciência de preservação dos proprietários dos poucos sítios que formam a praia.

Praia do Guadalupe: Nova Descoberta do turismo, Guadalupe ainda guarda muitos segredos, que só indo lá para descobrir. Futuramente, será a Cancun Brasileira, pois tem tudo pra dá certo. Uma nova estrada foi construída,novos hotéis e restaurantes, uma infra-estrutura razoável, aguarda o novo turista ávido por novidades. Vamos lá!!! 


Praia de Porto de Galinhas: No litoral sul de Pernambuco, a 60 km de Recife, capital do estado, encontra-se este pedaçinho do paraíso, são aproximadamente 3 km de areia, mar e sol. Porto de Galinhas tem uma beleza que vai deixar você sem fôlego, a natureza encontra-se no seu total esplendor. Águas mornas e cristalinas, areias brancas, mangues, vegetação exuberante, biodiversidade marinha, arrecifes de corais formando as conhecidas Piscinas naturais, um dos melhores atrativos da região, atraem a milhares de pessoas do Brasil e do mundo enteiro, convirtendo assim a Porto de Galinhas em um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Não é por nada que foi considerada pela oitava vez como “a melhor praia do Brasil” pela escolha dos seus visitantes.Quem conhece Porto, fica apaixonado, e o amor é para a vida toda.

Praia de Maria Farinha:  Maria Farinha, uma belíssima ponta de areia que avança para o oceano. Localizada entre as praias de Conceição e do Pontal, é parte dos municípios de Paulista e de Abreu e Lima. Em Maria Farinha, a praia tem areias finas e claras, repletas de coqueiros que acompanham as águas calmas, boas para banhos. Há também grande número de barracas que funcionam como bares. Durante a maré baixa é possível observar arrecifes ao longo de sua costa. O mar é perfeito para a prática de esportes náuticos. E para quem se cansar dos prazeres das praias, há outras opções, como os passeios ao Forte do Pau Amarelo, construído em 1719. Destino de veraneio, Maria Farinha tem condomínios sofisticados e um grande parque aquático para divertir os visitantes. Possui, ainda, diversas marinas às margens do Rio Timbó.
  
Agora vou falar um pouco dos museus.

Instituto Ricardo Brennand: 
é uma instituição cultural Brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Varzea. É uma Organização privada sem fins lucrativo, fundada em 2002 pelo colecionador e empresário Pernambucano Ricardo Brennand. O instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo são joão, Pinacoteca e Galeria, circundados por um vasto parque. Possui uma coleção permanente de objetos histórico-artísticos de diversas procedências, abrangendo o período que vai da baixa idade média ao sécula XXI, com forte ênfase na documentação histórica e iconográfica relacionada ao Período Colonial e ao Brasil Holandês incluindo a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post, com quinze obras. O instituto também abriga um dos maiores acervos de armas brancas do mundo, com mais de 3.000 peças, a maior parte proveniente da Europa e da Ásia, produzidas entre os séculos XIV e XXI. A biblioteca do instituto possui mais de 62 mil volumes, datados do século XVI em diante, destacando-se as coleções de brasiliana e obras raras.

Clique AQUI para fazer um tour pelo Castelo de Brennand

Museu do Mamulengo: é um espaço artístico, lúdico e mágico. Artístico pela quantidade e qualidade de seu maravilhoso acervo (aproximadamente 1.200 bonecos antigos e contemporâneos), lúdico pelo que oferece ao seu público e mágico porque através dos bonecos o visitante ou pesquisador diversificado penetra num mundo livre e provocador, com uma linguagem própria. Devido a problemas estruturais na sede do Museu, onde apareceram rachaduras nas paredes pela acomodação do terreno e excesso de águas subterrâneas, o Museu do Mamulengo, passa a funcionar, a partir de setembro de 2006, na Rua de São Bento nº 344 - Ribeira/Olinda/PE. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, singular e expressivo. A criação do principal acervo do Museu do Mamulengo surgiu na década de 70, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso, resolveram investir na aquisição de peças dos "mestres mamulengueiros" que falecendo e sem deixar herdeiros de sua arte eram vendidas como peças de decoração.


Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco é um museu público estadual, localizado na cidade de Olinda, estado de PE, Brasil. Inaugurado em 23 de Dezembro de 1955, o museu integra a rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Tem por objetivo a preservação, o estudo e a divulgação do seu acervo artístico, bem como a realização de atividades educativas e culturais. É um dos mais importantes museus em sua tipologia na Região Nordeste do país, tendo exercido ao longo da história significativa influência para o desenvolvimento das artes plásticas em Pernambuco e região. Desde a inauguração, o museu encontra-se instalado no edifício da antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública, um prédio erguido em meados do sécula XVIII para servir de sede ao Aljube da Diocese de Olinda, tombado pelo Instituto do PAtrimonio Historico e Artistico Nacional desde 1966.

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) foi fundado em 1862. É o Instituto Histórico estadual mais antigo do Brasil. Ao longo dos seus 149 anos de existência ininterrupta, constituiu-se num referencial nacional e internacional. Seus acervos (biblioteca, arquivo e museu) e sua Revista representam uma fonte inesgotável para pesquisadores de várias áreas do saber. Autêntica casa de Pernambuco, o IAHGP é baluarte de defesa da história e da cultura do povo pernambucano.

Clique AQUI para fazer uma vizita virtual. 

Espaço Ciência: 


vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, é um centro interativo de divulgação científica, onde o visitante pode explorar o mundo da ciência de forma agradável e divertida. O museu é equipado com centenas de experimentos atraentes em áreas como física, química, biologia, matemática, geografia e história. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento do saber científico, histórico e universalmente acumulado, através do estímulo à curiosidade científica, da popularização de informações significativas de Ciência e Tecnologia, do destaque à cultura e do respeito à natureza. Com uma área de aproximadamente 12 hectares, é o maior ao ar livre da América Latina, recebendo uma média anual de 150 mil visitantes, principalmente estudantes.



Não podem deixar de conhecer o Recife Antigo 

O bairro reúne pontos que correspondem ao Centro Histórico da cidade. É lá onde estão localizadas as edificações mais antigas, que reúnem inclusive a memória da breve invasão holandesa.

Paço Alfandega: é um verdadeiro retrato da memória urbana da cidade do Recife. Localizado às margens do Rio Capibaribe, no coração do Recife antigo, sua construção data de 1732. Neste local, funcionou, desde a ocupação holandesa, o Porto de Recife, considerado no século XVIII o porto mais movimentado das Américas. O prédio que abrigou durante quase 100 anos o Convento dos padres da Ordem de São Felipe Néri (Convento dos Oratorianos), a partir de 1826, passou a funcionar como sede da Alfândega.  Muito tempo depois, com a mudança do porto para beira-mar, foi doado à Santa Casa de Misericórdia, tendo passado por vários usos, de cooperativa e armazém de produtos a estacionamento.

O recife é conhecida com a cidade das pontes, não sei se vocês já ouviram falar. A Ponte Maurício de Nassau foi a primeira ponte feita no Brasil e levantada neste local por Maurício de Nassau, o fundador da cidade, existiu o arco da Conceição, com uma das portas que se fechava, edificada em 1645 e demolida em 1913, por exigência do trânsito.

Monumento de Brennand
O Porto do Recife localiza-se às margens dos rios Capibaribe e Beberibe, que desaguam no Oceano Atlântico. O que mais chama a atenção no porto são as esculturas de Francisco Brennand, artista plástico natural de Recife. O trabalho de Brennand em cerâmica já povoa o imaginário dos nativos e daqueles que visitam a cidade. A Oficina de Brennad funciona na capital pernambucana e é lá onde está reunida a maior parte de seu acervo. Logo acima falei sobre seu castelo né?

Praça do Rio Branco também conhecida como o Marco Zero.
O Marco zero é o ponto inicial das estradas do estado de Pernambuco.
Em 1938 no local foi erguido um busto do Barão do Rio Branco Automóvel Clube de Pernambuco. O Marco Zero passou a chamar-se também Praça Rio Branco. Em 1999 a praça que existia no local recebeu modificações, sem o busto de Rio Branco e recebendo uma rosa dos ventos impressa no chão, de autoria do artista plástico Cícero Diaz, passando a ser uma área aberta para a realização de eventos. Atualmente serve como palco de comemorações e apresentações artísticas.

Torre Malakoff: foi batizada com o nome de uma das torres da fortaleza de Sebastopol, durante a Guerra da Criméia  (1853-1855).
Quando os arsenais da Marinha foram extintos com o início da República, a Torre foi transferida para o patrimônio do Porto, sendo depois abandonada e ameaçada de extinção. A população, sob a liderança de instituições literárias e culturais do Recife, mobilizou-se contra a demolição, utilizando como exemplo a própria resistência de Malakoff na Guerra da Criméia, sendo então, utilizada como centro de irradiação da Cultura na cidade.

Parques, Praças e afins

Parque Dona Lindu: À beira-mar de Boa Viagem, o Parque Dona Lindu é uma verdadeira obra de arte ao ar livre. Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, o Parque funciona como complexo de cultura, lazer e esportes, com a área verde de 16,3 mil m² e equipamentos culturais modernos com infra-estrutura para grandes eventos. Música, teatro, dança e artes plásticas ganham espaço no Teatro Luiz Mendonça e na Galeria Janete Costa , inaugurados em março de 2011. Para os amantes dos esportes, o Parque Dona Lindu oferece quadra poliesportiva, pista de cooper, equipamentos de ginástica e pista de skate, a única em formato bowl do Norte e Nordeste. Parques infantis com diversos brinquedos também movimentam a criançada à procura de diversão.

Numa área nobre e predominantemente residencial, no bairro da Jaqueira, encontra-se o Parque da Jaqueira. No ano de 1633, ocorreram os violentos combates entre os comandados de Felipe Camarão e os holandeses, que tentaram, sem êxito, tomar o forte do Arraial do Bom Jesus, em Casa Amarela.
Em 1766, o proprietário do sítio naquela época, capitão Henrique Martins, construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Ponte d’Uchôa, em estilo barroco, nome mudado posteriormente para Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira, por conta das frondosas árvores que a circundavam. O Parque da Jaqueira – o maior em extensão do Recife – foi um dos primeiros parques público da cidade a ser adotado pela iniciativa privada. O programa Adote o Verde foi criado para ajudar a conservação das 250 praças existentes no Município. A Nestlé adotou o Parque da Jaqueira dentro do projeto. Graças a esse Projeto a Prefeitura do Recife e a Nestlé Brasil entregaram o Parque da Jaqueira totalmente revitalizado. O parque ganhou novos equipamentos que vão contribuir para o lazer, entretenimento, qualidade de vida e conforto de todos os usuários. 

Teatro de Santa Isabel: é um dos 14 teatros-monumento do país reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título conquistado em 1949. Com 161 anos de história e projeto arquitetônico do engenheiro francês Louis Léger Vauthier, é o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica em Pernambuco. Orgulhos dos recifenses, o teatro, situado no bairro de Santo Antônio, se mantém preservado e em pleno funcionamento, abrigando shows, concertos musicais, óperas, espetáculos de dança e teatro, saraus literários e solenidades especiais.Idealizado pelo presidente da província, Francisco do Rego Barros, o Barão da Boa Vista, o teatro foi inaugurado, em 1850, com a encenação do drama O Pajem D’Aljubarrota, do escritor português Mendes Leal. Ao longo da sua trajetória, o Santa Isabel tem sido palco para importantes momentos culturais, sociais e políticos do Recife e do país. O imperador Dom Pedro II, o poeta Castro Alves, o abolicionista Joaquim Nabuco, o jurista, político e escritor Rui Barbosa, o compositor Carlos Gomes, a bailarina russa Ana Pavllowa, o dramaturgo Procópio Ferreira são apenas alguns dos nomes que marcaram a sua história. 

Parque de dois irmãos: tem uma área de 384,42 hectares, sendo 14 hectares ocupados pelo Zoológico do Recife. A reserva do Parque, considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como preguiças, sagüis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros. No zoológico vivem cerca de 690 animais entre  aves, répteis e mamíferos distribuídos em 127 espécies, tanto nativas do Brasil quanto exóticas.  La o conhecimento da natureza é adquirido através da vivência e do contato direto com a fauna, fazendo com que o zoo deixe de ser “vitrine de animais” para se transformar em centro de conservação da natureza.

Clube de Campo Sitio do Picapau Amarelo: 

O Parque Aquático possui duas lindas piscinas (adulto e infantil), além de toboáguas e trampolim.  No parque aquático também são realizadas aulas de hidroginástica nas quintas, sábados e domingos com o professor Nascimento.
Tem bicas, passeio em pedalinhos, Quadra de vôlei e futebol, Playgroud, Passeio de charrete, Hidroginasticas, Salão de sinuca. vale muito a pena passar as férias aqui ^^


Reservas Ecologicas 

Cachoeira do gurjaú, um lugar super lindo para tomar banho de rio, numa água bem quentinha. Existem várias piscinas naturais no meio das rochas que oferecem um maravilhoso banho de água cristalina.





Bonito - PE:  É bastante conhecido como destino  turístico, por apresentar cachoeiras de tamanhos e intensidades variadas. Estas, eleitas recentemente, uma das 7 maravilhas de Pernambuco Encontra-se próximo às suas cachoeiras diversas pousadas e hotéis-fazenda, assim como áreas de camping, recebendo turistas de todo o país. Ainda existe a associação de guias da cidade, responsáveis pela orientação sobre trilhas por toda a região, seja para trekking, rapel ou outros esportes. Muitos grupos de ciclismo do estado também realizam trilhas regulares por entre suas cachoeiras, como Venture Bikers, grupo voltado para o esporte não-competitivo.

Então o que acharam?
Vontade de conhecer algum desses lugares?

Beijinhos

Ceci Lins



18 comentários:

Valentina disse...

Amei todos os lugares!
Seguindo, adorei o blog!
A moda e seus vícios

Camila disse...

Adoro Recife! Já fiquei quase 1 mês ai, mas, como era pequena, não lembro-me de mais quase nada!

Beijos,
http://mundorosaachock.blogspot.com/

Bruna de Paula disse...

Aiin, que perfeitos, um dia ainda pretendo ir!
Beijinhos...
# http://day-princess.blogspot.com.br/

My Volodka disse...

Adorei o post! As praias são maravilhosas!

Beijos,
Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

Blog a venda 5 disse...

oi ceci amei ver você no meu cantinho flor estou le seguindo volte sempre viu http://blogdapepi.blogspot.com.br/
Blog da Pepi

Unknown disse...

Menina sou louca pra morar ai em Petrolina!nunca fui a Recife mas já vi que é mesmo muito linda! adorei o post! bjus http://anavidadeestilista.blogspot.com/

Everli Barbara disse...

Lugares lindo, quero muito conhecer um dia.
amei o blog muito lindo e já estou seguindo, ficaria muito honrada em te ter no meu cantinho é claro se gostar, beijos ;*
http://garotasligadascom.blogspot.com.br/

Princess disse...

Pernambuco é maravilhoso! \0/
Eu sinceramente gostaria de conhecer o Brasil inteirinho, na verdade o mundo todo, rsrs.
Mas enfim, quem sabe um dia...

kisses!

Ana Paula Pereira disse...

Uauu, que deliciaa!
tenho vontade de conhecer...amei o post!
parabénss!
beijosss
http://blushcomsaltoalto.blogspot.com.br/

Mada Make - Up disse...

oieee, achei o seu cantinho uma fofura, ja estou te seguindo e gostaria de
te convidar para visitar o meu blog http://madamakeupeacessorios.blogspot.com.br/,vou adorar a sua visita bjossssssssssssss

Mada Make - Up disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Souza disse...

que lindo! me da uma vontade de viajar quando leio esses posts *-*
beijos rê

http://grandecoragem.blogspot.com.br

Déborah-alana disse...

Estado lindo, adorei seu post valorizando o estado, gosto muito os estados daqui do nordeste :) as fotos encantaram :* beijinhos amiga


deborah-alana.blogspot.com.br

Unknown disse...

eu também sou pernambucana,e confesso que adoroo esse estado..
beijos.espero vc no meu blog,já tô te seguindo...
http://www.camilacardozo.com/

Unknown disse...

Lindo meu PERNAMBUCO!
http://todamorena.blogspot.com.br/

Suê disse...

Nossa , você escolheu só os TOP hein ?
Eu nasci em recife ,Já fui em muitas praias dessas
Saudades enorme , vendo esse Post , todo lindo <3
Já vai fazer 8 anos que eu estou EM SP , rs
e sobre seu blog , ele é uma graça , adorei .
beijos
http://www.derepentenaotemidade.com/

beatinhaa disse...

OMG, somos vizinhas de estado!!! Sou de Maceió, AL. Mas tenho parentes, muitos, ai!!! Adoro muito Pernambuco.
You're a TroubleMaker

Tito Garcez disse...

Olá, boa noite!

Notei que uma foto de minha autoria foi utilizada na postagem. Gostaria de pedir, então, que a da torre de Cristal, de Brennand, que inclusive leva a minha assinatura no canto inferior direito, receba uma legenda com meu nome.

Desde já, agradeço a atenção!

Abraços,
Tito

Postar um comentário

• Não aceito comentários tipo "tow te seguindo, segue de volta" "Seu blog é lindo" sem ao menos comentar sobre o post.
• só respondo comentários que forem a respeito do post.
• Não custa nada ler o post, não faço muito grande por isso, para não ficar cansativo.
• Se não gostar do post, não xingue, fique sem comentar é melhor.

Obrigada pela vizitaa. volte sempre!

© Manguita Rosa - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cecília Lins.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo