29 julho, 2012

DICA: Intestino Saudável

Olá manguitas :) vi um post bem legal no site Mundo Pop sobre cuidados qeu devemos ter com o nosso intestino, então eu resolvi postar para vocês :)

Por uma barriga lisinha, muitas mulheres investem em cremes, tratamentos, exercícios pesados e dietas malucas. Muitas vezes, entretanto, nada disso é suficiente para eliminar de vez aquela saliência que tanto incomoda. E sabe por quê? Muitas vezes, o verdadeiro responsável por isso é o intestino preguiçoso.

A prisão de ventre ou constipação intestinal, como também é conhecida, além de causar inchaço e desconforto na barriga, causa mau humor, rouba a vitalidade da pele e pode desencadear outras doenças, como hemorróidas e até câncer de cólon.




A falta de tempo é uma das principais causas desse mal. Por causa da correria, não atendemos ao chamado do intestino: seguramos a vontade, e o órgão, acostumado com nossa teimosia, acumula cada vez mais resíduos antes de avisar que é hora de usar o banheiro.

A pressa cotidiana também nos faz optar regularmente pelo fast food - geralmente gorduroso e pobre em fibras – e sempre deixar a academia para a próxima segunda-feira.

Mudar esses hábitos, entretanto, é mais fácil do que parece e muito recompensador. O primeiro passo é investir na boa alimentação, enriquecendo o cardápio com fibras e bebendo muita água.

As fibras são essenciais para o bom funcionamento intestinal, dificultam a absorção de gordura e açúcar e dão uma sensação prolongada de saciedade – vantagens perfeitas para qualquer dieta. O ideal é consumir alimentos integrais, frutas com casca, vegetais crus e cereais.

Mas atenção: comer fibras sem água suficiente pode agravar a prisão de ventre. É a água quem vai entrar em ação na hora da eliminação, facilitando o processo.  Se você não tem esse hábito, é possível substituir parte da água por sucos naturais ou chás, até que ele seja adquirido. Lembre-se que refrigerantes e água com gás não entram nessa conta!

Para driblar o problema, também é preciso atender às vontades do seu intestino ou reeducar seu organismo para se manifestar todos os dias no mesmo horário, quando você estiver disponível. Para isso, basta passar 15 minutos por dia sentada no vaso sanitário, esperando o intestino funcionar – em alguns dias ele saberá a hora certa de entrar em ação.

O sedentarismo, como sempre, não faz nada bem para nossa saúde. O exercício físico facilita a evacuação e ajuda a controlar a ansiedade – uma caminhada de 40 minutos, três vezes por semana, é suficiente.

Se ainda assim o intestino não funcionar direito, é possível estimulá-lo com uma massagem circular simples ao redor do umbigo, praticando ioga ou investindo em produtos criados para esse fim, como a linha Fibraxx, o iogurte Activia ou o cereal matinal Fibre 1.

Outros hábitos saudáveis também ajudam a chapar o abdômen e facilitar o trabalho do seu organismo: evitar o consumo de alimentos que fermentam, como carboidratos refinados (açúcar, farinha branca), cerveja, bebidas gasosas, feijão, repolho ou outros grãos e crucíferas (couve-flor, repolho); não exagerar nos produtos com muito sódio que fazem o corpo reter líquido; mastigar bem todos os alimentos; comer devagar; evitar beber líquidos durante as refeições e preservar seu sono são alguns deles.

Fonte: Mundo Pop.com

Beijos, Ceci Lins


8 comentários:

Liih disse...

Bom saber!

Nívia Thamiris disse...

Adorei as dicas, sofro com este problema.
Blog super fofo, já estou seguindo.

BEIJOS

http://planetadaspoderosas.blogspot.com.br/

Giovana disse...

Ótimas dicas,sempre é bom saber.

Beijos

blogdagi1.blogspot.com.br

refugio-cristao.blogspot.com.br

Ingredy Martins disse...

otimas dicas!
http://asgarotas-estranhas.blogspot.com.br/

Thais Rocha disse...

Adorei as dicas, blog super fofo.
http://pinkepaete.blogspot.com
bjooos

Isabella Debastiani disse...

Oi flor, amei as dicas, são ótimas e sempre é bom saber tudo isso ai, Adorei a postagem s2.

Bjuus ;*
http://mundo-da-isabella.blogspot.com/

Viviane disse...

E não é?! Certíssima!!! Eu me cuido...hehehe
Adorei seu blog... seguindo!
Venha conhecer o meu tb:
www.israelcompras.com
Bjks
Vivi

Déborah-alana disse...

Ótimas dicas Ceci, essenciais :* beijinhooos

deborah-alana.blogspot.com.br

Postar um comentário

• Não aceito comentários tipo "tow te seguindo, segue de volta" "Seu blog é lindo" sem ao menos comentar sobre o post.
• só respondo comentários que forem a respeito do post.
• Não custa nada ler o post, não faço muito grande por isso, para não ficar cansativo.
• Se não gostar do post, não xingue, fique sem comentar é melhor.

Obrigada pela vizitaa. volte sempre!

© Manguita Rosa - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Cecília Lins.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo